Nós Falamos Português‘ é um blogue dedicado a estudantes, professores e a todo tipo de pessoas apaixonadas pela língua portuguesa e pela cultura lusófona. Tem como objetivo oferecer atividades e recursos didáticos que ajudem e complementem o processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) / Português como Língua Segunda (PL2).

O blogue nasceu em outubro de 2013 e é da autoria de David Portales Moralejo (Zamora, 1987), licenciado em Filologia Portuguesa (Salamanca, 2010), cursando o ano 2008-09 na Universidade de Coimbra, como bolseiro. É mestre no Ensino de Línguas na Especialidade da Língua Portuguesa pela Universidade de Salamanca (2011) e é detentor do título C1 de língua portuguesa pela Escola de Línguas de Villanueva de la Serena (Badajoz, 2012) e do DUPLE (Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira), organizado pelo CAPLE, equivalente ao nível C2 em português (Lisboa, 2014).

Desde 2011 reside de forma habitual em Portugal. Morou três anos em Évora e desde 2014, em Lisboa, onde se encontra hoje em dia.

Atualmente trabalha no seu projeto “Nós Falamos Português” onde, para além de criar e partilhar material para o ensino de PLE/PL2, leciona aulas de português específico para hispanofalantes de forma presencial e/ou online.

Trabalha desde 2015 no Instituto Cervantes de Lisboa onde também é professor de português para hispanofalantes.

Aliás, também desde 2015, organiza de forma regular um intercâmbio linguístico contrastivo entre espanhol e português ao primeiro e terceiro sábado de cada mês.

No blogue, publicaremos atividades para trabalhar o idioma mas também trataremos questões culturais que nos ajudem a compreender a essência da língua portuguesa: música, literatura, história, tradições, lendas…

Devemos destacar que neste blogue vamos seguir a norma padrão do português europeu segundo as diretrizes do novo Acordo Ortográfico de 1990. Não obstante, também falaremos de aspectos relacionados com todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As atividades que aparecem no nosso blogue foram criadas tendo em conta o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas..

Para que fiquem a conhecer o nosso projeto de uma forma mais visual e interativa, a seguir, têm uma breve apresentação de “Nós Falamos Português” criada apartir da ferramenta “PowToon”.

Esperamos que o nosso blogue vos possa ser útil, sejam bem-vindos!